Cirurgia do desvio de septo - septoplastia
Blog do Dr. Adriano Caldart

Cirurgia do desvio de septo - septoplastia

A obstrução nasal é um mal que acomete uma grande parte da população, tendo na infância o aumento das amígdalas e adenoides a sua maior causa, além das rinites, pólipos e outras causas menos frequentes.

Com a chegada da puberdade, além das causas já citadas, surge o desvio de septo nasal como grande causador desta obstrução. Em razão dos traumas faciais na infância e puberdade, que surgem com o crescimento, este desvio tende a se acentuar causando dificuldade progressiva na função nasal. 

O desvio de septo nasal é uma alteração anatômica da porção que divide a fossa nasal em direita e esquerda. As fossas nasais são compostas por cartilagem e osso, e podem apresentar alterações na sua porção cartilaginosa, porção óssea ou em ambas.

Não existe tratamento clínico para correção do desvio. Quando esse desvio causa obstrução nasal, deve ser corrigido com tratamento cirúrgico, conhecido como Septoplastia.

A evolução da técnica utilizada nesta cirurgia, que até alguns anos atrás era feita com anestesia geral e usando tampões por 48 horas mudou de maneira radical e há alguns anos vem se fazendo esta cirurgia com anestesia local junto com uma sedação realizada por anestesistas e, para tranquilidade dos pacientes, sem o uso dos famosos tampões. No pós-operatório não existem cicatrizes aparentes pois a cirurgia toda é realizada através das narinas.

Com essa mudança para melhor, hoje o paciente é operado pela manhã e á tarde pode ir para casa, e em 3 dias retornar às suas atividades normais, desde que evite esforço físico (como, por exemplo, a prática de esportes por 2 semanas).

É importante lembrar que a obstrução nasal é uma das principais causas de distúrbios do sono e que nenhum tratamento para ronco e apnéia funciona se não houver uma respiração nasal normal.

Com esta técnica, pode-se acrescentar cirurgias associadas como Turbinectomia e Rinoplastia, que podem ser feitas da mesma maneira, com anestesia local e sem tampões.

A nova era da Septoplastia vem fazendo com que milhares de pessoas possam ter uma respiração ótima, com uma boa qualidade do sono e praticando esportes com toda sua capacidade física. 

Para maiores informações agende um consulta com o Otorrinolaringologista.