Não esconda mais suas orelhas
Blog do Dr. Adriano Caldart

Não esconda mais suas orelhas

A “orelha de abano” é um dos defeitos congênitos mais comuns da orelha e pode ser notado logo no nascimento. Geralmente, torna-se mais acentuada com o passar do tempo, ocorrendo em cerca de 5% das pessoas, principalmente em crianças e adolescente. Apesar de não proporcionar consequências fisiológicas para a audição do paciente, muitos estudos demonstram o sofrimento psicológico, trauma emocional e alterações no comportamento que esta deformidade pode ocasionar, principalmente nas crianças. A baixa autoestima, ansiedade, problemas comportamentais e isolamento social resultantes deste desordem podem causar sérios prejuízos a qualidade de vida do pacientes.

A cirurgia que pode corrigir as deformidades da orelha externa é chamada de Otosplastia. Como a orelha já tem 90% do seu tamanho adulto nas idades entre 6 a 7 anos, é a partir deste momento que a correção cirúrgica está indicada. Quando se decide realizar o procedimento, é indispensável escolher um cirurgião recomendado. É junto a ele que ao paciente poderá esclarecer dúvidas e planejar o melhor resultado a fim de que este fique o mais próximo do natural.

A Otoplastia pode ser considerada um procedimento tranquilo, dura em média 2 horas e é realizada através de anestesia local e sedação ou geral. O paciente tem alta no mesmo dia mas deve manter as orelhas protegidas e secas por um período de 15 dias. Após a retirada dos curativos, a prática de esportes deve ser evitada por no mínimo 30 dias. Em casos mais raros, podem surgir infecções e hemorragias. É normal que as pontas das orelhas fiquem dormentes por alguns meses, sendo este um sinal de regeneração dos nervos.

Esconder-se sobre penteados e chapéus é simplesmente estender o problema. Procure um Otorrinolaringologista e tire todas as suas dúvidas a respeito desta cirurgia.